terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Nota da autora

A idéia para esse projeto (acho que essa coisa de ‘projeto’ já está meio démodé). Enfim, uma idéia surgiu no finzinho de 2007. Estava no sofá, no ar-condicionado (porque fim de dezembro no Rio de Janeiro é um inferno), quando pensei: “que tal escrever uma crônica por dia em 2008? Aí, eu poderia chamar de 365!”.

A colaboração simpática do meu marido: “366. 2008 é bissexto”.

Achei incrível 2008 ser bissexto. “Olha, é um sinal!”. Coisa de mulher que adora ver sinais por aí e concluir que tudo tem a ver com tudo, mesmo que nada tenha a ver com nada.

Nascia 366, um apanhado de crônicas sobre qualquer assunto que me chamasse atenção em cada dia do ano, começando em 1º de janeiro e terminando em 31 de dezembro. A idéia parecia ótima: data para começar e, o principal, data de validade para terminar. Assim, não poderia haver desculpas para adiar o aguardado ponto final.

Estabeleci algumas regras: escrever religiosamente todos os dias; não valia não ter assunto, caso isso ocorresse, escrever nem que fosse sobre a falta de assunto ou deixar uma página em branco! olha, que original e esteticamente impactante!; quando houvesse mais de um assunto interessante, escrever sobre todos e dar para alguém escolher; não fazer textos enooooormes; e não desistir no início, nem no meio, e, principalmente, nem no fim do caminho.
Pois é... Comecei quebrando minha 1ª regra. Não escrevi nada no dia 1º de janeiro. Bom, além de nunca ter sido muito religiosa, quem é que faz alguma coisa no dia 1º de janeiro? Decidi que 1º de janeiro era café com leite e comecei roubando de mim mesma e escrevendo duas crônicas hoje, dia 02. Ah! E sem ar-condicionado, apesar da temperatura continuar infernal. É que ainda não tem ar no quartinho onde habita meu computador. Chamei o técnico ontem para instalar, mas ele disse: “quem é que faz alguma coisa no dia 1º de janeiro?”.

Um comentário:

Sergio Brandão disse...

Nessa minha primeira incursão por aqui, vim até "janeiro" obedecendo sua orientação... Voltarei outras vezes!!! Gostei muito do que li... Bjs.