terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ótima é o C...!

Faz mais ou menos duas semana que a minha avó saiu do hospital. Cavucaram ela toda e ninguém achou nada, mas vovó continua sentindo dores e o médico continua batendo na tecla dos gases. E aí, vovó está em casa, tomando remédios e fazendo uma dieta. Minha mãe foi quem me explicou tudo.

- Ela está ótima. Nenhum exame deu nada. Ela não tem câncer, nem nenhum tipo de tumor, não tem nada de errado com o intestino, nem com o estômago, nem com o fígado, nem com os rins, nem com o pâncreas. O tratamento será só com remédios. São dois de manhã, mais três à tarde e um antes de dormir. O médico explicou e eu deixei tudo anotado em um papel com marca texto, cada cor é um período do dia.
- Isso tudo de remédio?
- É. Mas, graças a Deus, né minha filha?! Ela está ótima. Além dos remédios, ela só tem que seguir uma dieta. Nada de leite e derivados, nem carne vermelha. Pão também não pode, doce está proibido, fritura também não, queijo amarelo nem pensar, frutas secas estão descartadas, feijão também não é uma boa idéia, frutas só as que não forem ácidas, mas banana também não é bom porque é pesado, evitar sal e nem uma gota de álcool.
- Desculpa, mãe. O que pode?
- Ah, queijo branco. Peixe grelhado, arroz sem gordura, verduras e... e... e... Ah, sei lá, um monte de coisas. Soja. Soja pode!
- Odeio soja.
- Vê se não vai falar isso para a sua avó. Ela também não gosta. Mas estou tentando. E preciso da sua ajuda para convencê-la a fazer exercícios, caminhar. O médico falou que tem que ser todo dia.
- Todo dia? Mas ela nunca fez nada.
- Vai ter que fazer. E vamos ter que mudar os hábitos dela. Sua avó dorme muito tarde. O Dr. Roberto disse que o ideal é que ela durma cedo e acorde cedo para fazer exercícios no sol da manhã. Ah é, tem o sol. Nada de sol depois das 10h. Também está escrito aqui que não é recomendável fazer viagens longas.
- O que a vovó tem mesmo?
- Nada. Ela está ótima!
- Ótima é o Caralho!

Conclusão: ter alguma coisa ou não ter nada enquanto velho dá estritamente no mesmo. Não consigo imaginar vovó tendo que tomar mais remédios e tomando mais precauções se tivesse algo. Velhice é uma merda!

Nenhum comentário: