quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Fora de Contexto

Cena: estacionei o carro em Ipanema. Páro. Olho para a frente e dou de cara com um guardador do Vaga Certa gatinho... Para a minha surpresa, deu-se o seguinte diálogo entre nós:

Ele: Oi, tudo bom?
Eu, meio desconcertada ainda: Tudo.
(dei os R$ 2,00)
Ele me deu uma batidinha no ombro e agradeceu: – Valeu.

Botando de lado logo a questão de ser ou não preconceituosa e blá blá blá (eu sei lá se eu sou preconceituosa ou não. Devo ser em algumas situações). Mas o que quero falar aqui é da surpresa que nos causam (com preconceito ou não) pessoas fora de contexto.

Vi o filme “Meu Nome Não é Johnny” há pouco tempo e andando, depois do encontro com o flanelinha uniformizado, fiquei imaginando vidas para ele. A relação com o filme é que pensei que ele poderia ser um garotão de Ipanema drogado, pagando pena com serviços comunitários. Isso está super in. No exterior já é comum e aqui as penas alternativas estão crescendo.

Fiquei encucada e na volta ia tentar obter mais informações, mas o guardador malandrex não estava mais em seu posto. O que me fez pensar em outras hipóteses como uma pegadinha do Faustão ou do Gugu. A brincadeira era ver a reação de pessoas preconceituosas como eu ao ver um guardador bonitinho.

A pegadinha continuou. À noite, no mesmo dia, o funcionário da boate Help da Avenida Atlântica que me apresentou a casa (depois conto o que fui fazer lá) também era fora do padrão ‘funcionários de boate’. E o que mais me chamou atenção em um e outro (o flanelinha e o funcionário) foi a desenvoltura dos rapazes. Ambos tinham um jogo de corpo que puxa para o descolado, sabe? Bons de papo, simpáticos, falam bem, solícitos. O último fez até piada com jogo de palavras!

Se eu estivesse matando cachorro a grito, ia desconfiar dos meus próprios olhos, mas tive testemunhas! Minha amiga Camila (primeira vez aqui. Seja bem-vinda.) estava comigo nas duas situações e também ficou de queixo caído. Vivemos uma espécie de experiência cósmica juntas. Quase inacreditável.

Esperei uns dois dias para ver se ninguém ia me ligar pedindo autorização de imagem. Ninguém ligou. O que prova que os moçoilos eram autênticos. Desculpa, mas imagina a quantidade de Jéssicas e Suelens que esses caras não devem pegar?

Descobri! Estão disfarçados de propósito para comer tudo quanto é gostosa burra por aí. Muito melhor que ficar no ramerrame com patricinha da zona sul. Vocês estão de parabéns. E se eu não fosse casada, daria asas à fantasia. Vou sonhar com vocês. Com os dois.


Cantinho do Fluminense

Após um 1º tempo sofrido, veio o 2º. Graças a Deus, veio 2º! Estávamos tomando um sacode do Duque de Caxias, patrocinado pela KFC. (Sim, um time de futebol patrocinado por uma lanchonete de frango!)

Data do jogo 23.01.2008 (estréia meio mais ou menos do trio maravilha) 19h30 (chuvinha fina)
Local Maracanã de novo. (vi em casa com papai)
Campeonato Estadual (Carioca) 2º jogo do Flu
Placar 3 x 2 (Flu X Duque de Caxias) Thiago Silva, Leandro Amaral e Washington (falta o Dodô...)
Extras 1 na trave; gol contra anulado; e milhões de ‘quases’!

Nenhum comentário: