sábado, 12 de janeiro de 2008

Meus Dentes

Insônia. Costumo ter às vezes, normalmente. Sem motivo aparente. Imagina quando há um motivo. Pois então, há algo que não tem me deixado dormir. Meus dentes. Se eu durmo, sonho que fico banguela. E o pior é que dizem que sonhar com dente significa morte de gente próxima. Se continuar nesse ritmo, vai morrer uma galera aí...

Tudo começou... em um dia feliz com amigos, no fim de semana pré-reveillon. Fomos à praia lá na pqp e depois almoçar mais na pqp ainda, numa tia lá sei lá das quantas. Aí, uma amiga de repente pára, olha atentamente para a minha boca e diz: “seu dente está rachado!”.

Hã? Como assim? Nunca ouvi falar disso. Olhei também, com um espelhinho, uma coisa meio artística, contra a luz, na posição tal e vi! Lá estava ela, uma rachadura quase invisível, mas estava lá.

Após algumas muitas caipirinhas, esqueci do dente rachado. Não ia perceber nem se eu estivesse banguela. E nem eles, garanto.

Bom, dias depois fui ao dentista. E para a minha surpresa, eu não estou com um dente rachado. Todos os meus caninos, molares e pré-molares estão com rachaduras. Eu disse todos!

- E agora? Eu vou ficar banguela?
- Não.
- Eles vão voltar ao normal?
- Não. Mas podemos tentar não deixar o quadro evoluir.
- Tentar?
- Primeiro temos que descobrir o que está fazendo com que seus dentes rachem.
- Hã. Estou ouvindo.
- Você mastiga gelo ou muita coisa dura com freqüência?
- Não. De vez em quando só.
- Costuma beber algo muito quente e depois muito gelado ou vice-versa?
- Não. Acho que não. Não que eu repare.
- Você tem bruxismo?
- Oi?
- Bruxismo. Quando ao pegar no sono profundo, a pessoa range ou trinca os dentes com muita força ou faz as duas coisas.
- Acho que já falaram alguma coisa assim, que eu faço barulho com os dentes.
- Então você tem bruxismo. Provavelmente você é passiva. Por que seus dentes não são lisos em cima.
- Ainda bem que eu não sou gay.
- Quê?
- Nada. Fala.
- Descobrimos a causa.
- A hã. E aí? Como cura?
- Não cura. Temos paliativos como uma placa de silicone que você coloca antes de dormir para proteger os dentes. Mas a questão é saber porquê você faz bruxismo. Geralmente está ligado ao lado emocional. É alguma descarga de stress do corpo. A força com que os dentes trincam é absurda. Não temos noção.
- Tá. Você está dizendo que algo psicológico faz eu rachar meus dentes?
- Sim.
- Mas tem remédio?
- Aconselharia um psicólogo.
- (Não! De novo não!) Mas se eu não sei que problema é esse, o que vou falar para ele?
- Mas ele ajuda a descobrir. Às vezes, está ligado a algum trauma do passado.
- (falou a palavrinha mágica: trauma) É, pode ser até algo que aconteceu na minha infância e eu não lembro, né?
- Sim. Isso é muito comum.
- Faz o seguinte: me dá aí essa plaquinha de silicone.

Nenhum comentário: