quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Santa Carol...

Hoje o espaço aqui será todinho cedido para explicações recebidas recentemente sobre meu post dos ditados populares. Gente! Me senti o próprio Xexéu recebendo e-mails de leitores com explicações para as dúvidas publicadas. Seguem elucidações da minha querida amiga e leitora Carol:

“Santinha do pau oco - Lembra na aula de história, quando lá no Brasil Colônia os contrabandistas traficavam ouro em pó dentro das estátuas de santos para ninguém desconfiar e enviavam pra Portugal? Daí que vem esse nome...”.

Carol, confesso que, se você não falasse, acho que nunca mais lembraria do Brasil Colônia. Mas não é? Brasil Colônia. A gente só fala nele nas aulas de colégio mesmo... E, Carol, também não sei se lembro da história aí do contrabando ou se fiquei sugestionada a lembrar depois que você falou. Mas acho que, sim, lembro de algo parecido. De qualquer forma, muito obrigada!

Agora, essa explicação aí logo abaixo foi realmente esclarecedora. Eu não sabia. Nunca soube. E gostei de saber!

“Sem eira, nem beira - Antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado, então construíam somente a tribeira ficando assim: sem eira nem beira".

Ôpa! Então eu também não sabia o que era beira. E presumi-se que hoje em dia todo mundo é pobre... Não se vê eiras e beiras por aí. Mas atenção que Carol mandou uma foto para ilustrar! Olha aí, minha gente, um telhado com eira, beira e tribeira!

Valeu, Carol! Beijocas a todos.


3 comentários:

Anônimo disse...

VC se esqueceu de uma muito importante: "FEITO NAS COXAS" é uma expressão corriqueira no Brasil.....por favor, explique !

Francisco

Adriana disse...

oh Francisco...
acho q a explicação é um pouco proibida para menores. tipo 'uma rapidinha', sabe? ali nas coxas mesmo. Uma coisa meio novela rural.

beijos!

Anônimo disse...

É nada, as pessoas faziam as telhas de barro, conformando-as nas coxas...tá vendo !!! vc com sua mente poluída....kkkkkkkkkkk

Francisco