quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Poliana ou Pollyanna Pós-Moderna

Escrevi isso num comentário de brincadeira, mas gostei da ‘análise’ rápida de lá e decidi desenvolver mais e melhor aqui.

Bom, todo mundo sabe, mas se existir alguém ser aí totalmente tapado, Poliana ou Pollyanna, no original, é uma personagem criada há séculos por uma escritora americana chamada Eleanor Porter que adorava brincar do ‘jogo do contente’. Ou seja, a garota sempre arrumava uma forma de ver o lado bom das coisas.

No meu comentário eu falei simplesmente que é melhor fazer os outros rirem com as minhas ‘infelicidades’ ou trapalhadas do que chorar ou ficar de mau-humor por causa delas. Assim... não que eu consiga de fato nunca ficar de mau-humor. Quem me conhece, sabe que eu tenho uma tendência a pesar o olhar e emburrar a cara. Mas a questão é que escrever sobre as minhas agruras me ajudam muito a dar menos atenção a elas. Desde que passei a escrever mais, arrisco dizer que sou uma pessoa mais de bem com a vida. Bem mais. A coisa é quase automática. Dá uma merda, eu fecho a cara, mas aí penso na historinha bacana e engraçada que aquilo ali pode dar e venho correndo de peito aberto escrever. Encontrei meu jogo do contente, entenderam!?

Juro que eu acho mesmo insuportável viver num ambiente de clima pesado. Já falei e repeti aqui que brigar com alguém para mim é uma tortura por si só, independente do motivo da briga. Sofro ao estar brigando por saber que aquilo vai me custar todo um processo de mal estar chatíssimo depois.

E pra terminar, já que sobrou espaço, coloco aqui o significado para o nome que encontrei na internet. Eu poderia mesmo me chamar Poliana!

Em busca da paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que brigar. Não é capaz sequer de se imaginar vivendo ao lado de pessoas que se relacionam na base de tapas e berros, mesmo que sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande amor da sua vida. Além de paz, seu coração vive em busca de muito amor. É o tipo de pessoa que está sempre namorando, dificilmente está só. E que ninguém tente a prender ou proibir de alguma coisa. Em situações como esta é adeus na hora, sem pensar.

Passa a impressão de ser uma pessoa muito inteligente e intuitiva. Desde muito cedo é notória sua vocação por atividades intelectuais. Não se atrai por atividades desgastantes e de muito esforço físico. Na maturidade demonstra ter a vida sob controle. Alguém que valoriza a espiritualidade. Sempre envolvida com seus pensamentos pode passar a impressão de solitária. Séria, não aceita intimidades ou brincadeiras inoportunas. Bastante reservada, torna-se difícil ter sua confiança e guarda seus segredos sempre para si. Fala pouco e evita comentários óbvios. Nunca age com a intenção de impressionar, por isso só participa de conversas quando está embasada de sua observação e cuidadosa análise. Preocupa-se com o conteúdo e nunca com a forma. Esta postura tende a isolá-la do mundo, pois dificilmente confia na ajuda de alguém. A maneira de ser bem compreendido e aproveitar os aspectos positivos da personalidade é controlar o egoísmo e buscar abrir-se mais ao mundo.

3 comentários:

Amanda Hora disse...

Nossa, se eu tiver uma filha o nome dela vai ser Poliana. Adorei o significado!

Bj

Suellen Analia disse...

"histórias de Poliana"

esse poderia ser o nome do seu blog!

beeeeeeeijos

Adriana disse...

oh! pode ser mais um nome pro próximo!

né, Amanda!? tb não dava nada pelo nome e agora tô achando incrível!

bjs!