segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ditados Populares

Capa do jornal hoje: Brasileiros elegem as vans o melhor transporte do Rio. Estou super in...

Bem, estava escrevendo um negócio lá e coloquei um ditado popular no meio. Mas aí, parei para analisar e comecei a divagar sobre ditados populares. Seguem as minhas divagações:

“O pior cego é aquele que não quer ver”. Isso porque quem falou esta pérola a primeira vez não era cego literalmente e não sabe a merda que deve ser não enxergar lhufas.

“Pimenta no cu dos outros é refresco”. Fico pensando, será que alguém já colocou pimenta no cu? Assim, para dar uma tesdadinha. Vou enviar essa sugestão para aquele programa “Caçadores de Mitos”. Já pensou? Ou um Jack Ass da vida...

“Dá mais que chuchu na serra”. O chuchu já foi tema aqui. E imagino que na serra realmente haja muito chuchu. Mas nunca vi e nem desconfio de como seja uma plantação de chuchu. E, olha, acho que a maioria das pessoas também nunca viu.

“Santinha do pau oco”. Esse é de um grupo de ditados que eu nunca parei muito para pensar no significado, mas, agora agora, o que veio na minha cabeça foram aqueles coelhos de chocolate que a gente ganha na páscoa todo feliz e quando morde, esfarela tudo porque só tem a camada de fora. Ou seja, engana trouxa.

“Sem eira, nem beira”. Vou morrer sem saber o que é eira.

“Antes tarde do que nunca”. Nem sempre, hein.

“Aqui se faz, aqui se paga”. Nem sempre, hein.

“Cada macaco no seu galho”. Talvez, o melhor de todos os ditados.

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Pensando literalmente, de novo, a gente sabe que a força da água até consegue corroer a pedra. Mas pqp! Haja paciência. Eu não tenho não.

“Devagar se vai ao longe”. Mesma coisa. Zzzzzzzzzzzzz...

“Deus ajuda, quem cedo madruga”. Também vou morrer sem ser ajudada por Deus. Dormir é uma das minhas ‘ações’ preferidas.

“Depois da tempestade, vem a bonança”. Tipo: “não dá para ficar pior”. Olha, sempre dá.

“Deus escreve certo por linhas tortas”, isso encaixa em “desculpa para boi dormir”, que não faz o menor sentido, mas é exatamente isso. Mas, pera aí, merece um segundo de análise: desculpa para boi dormir. Hum.... não saquei a relação. Aliás, boi dorme? Fecha o olhinho?

“Está na chuva é para se molhar”. Não concordo com isso sempre não. Até porque dificilmente quando começa a chover as pessoas ficam lá na boa... Eu até gosto, mas mais do sentido literal do que do que o ditado quer dizer.

“Melhor um pássaro na mão, que dois voando”. Um pouco conformista. E se eu tiver um periquito na mão, enquanto voa o gavião?

“Pau que nasce torto, morre torto”. Sou um exemplo vivo de que isso não é verdade.

Bem, poderia ficar aqui até amanhã. Adorei esse tópico, assunto, enfim... mas vou indo.

4 comentários:

Suellen Analia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suellen Analia disse...

Adorei o texto, Adriana!

Isso me fez pensar numa coisa que nem é ditado, mas eu dou gargalhadas quando alguém diz: "estou de pé esperando uma posição sua..."

Sinceramente, eu não aguento! hahaha

Beijos.

Adriana disse...

oh, pode ser outro tema: coisas q as pessoas dizem sem se tocar do q estão dizendo. vou guardar aqui.
beijocas!

Suellen Analia disse...

taí! gostei! rsrs

beijos!