sábado, 10 de maio de 2008

'Seja Você Mesma'

Bom, meu piripaque misturado com piriri, enfim, passou, mas... Mais uma vez estou com dificuldades de prosseguir nessa arapuca que eu mesma arranjei para mim: escrever todos os dias de 2008. Tô cansada. Me sentindo gasta. Usada. Quase uma quarentona, sabe... O ritmo não é mais o mesmo. Não tenho mais aquele pique, aquela ansiedade, aquela paixão. Tô mais para o ramirrami de todo dia. Céus! Caí na rotina. Eu e meu projeto mirabolante estamos em crise.

Conselho recebido: “Seja você mesma”.

As pessoas vivem dizendo isso por aí para os amigos, em filmes, na TV, em livros. Que coisa mais manjada. E que espécie de conselho é esse? Já não estou sendo eu mesma, assumindo que estou entediada comigo mesma? Quero é conseguir não ser eu coisa nenhuma para ver se sai alguma graça daqui, ora bolas.

E, pensa bem, todo mundo fala isso para todo mundo. Como se todo mundo fosse bom o suficiente para poder ser você mesmo. E, não, pessoal, não é. O que tem de gente por aí que não deveria nem um pouco ser eles mesmos. Ih.... Por vários motivos. Porque são chatos, porque são irritantes, porque são retardados, porque são mal-educados e porque são mau-caráter também. Eu não sou nada disso, viu. Mas queria imensamente não estar sendo eu mesma neste momento.

Sei lá, podia baixar em mim um quê de Woody Allen, de South Park, de Monty Phayton, qualquer um desses caras ou grupos que fazem um humor inteligente e sarcástico que eu adoro, mas nem sempre sei fazer e o pior é que eu tento. Mas sou sempre eu mesma...

Mas sabe o que mais me incomoda na frase ‘seja você mesma’? É que na maioria das vezes, a pessoa só quer se livrar de você. E acham que o outro é idiota de não perceber. É muita subestimação, não é não? E nem há um complemento. Uma continuação da conversa. É uma passada de mão na cabeça, um olhar terno e ela, a frase fatídica, dita assim, na maior cara de pau: ‘Seja você mesma...’

Pois eu sou totalmente a favor de não ser eu mesma. Em diversas ocasiões. Adoro. É divertido. Faz bem. Recomendo. Um alívio. Uma respirada boa. Nada como não ser você mesma de vez em quando para conseguir ser você mesma quando interessa. Mas hoje não está funcionando. Fui...

Nenhum comentário: