terça-feira, 13 de maio de 2008

Listas

Ok, diante de protestos, vou me explicar: “Marie Claire” não pode ser considerada uma leitura profunda, mas teoricamente tem (ou deveria ter) mais consistência que uma “Caras”, vai... Pronto, explicado.

Agora, mais uma confissão (bem ao estilo “Marie Claire”): Impulsionada por um episódio de “Two and a Half Man”... Antes, preciso dizer o quanto eu adoro essa série. Queria ser o Charlie quando eu crescer. É meu ídolo do mundo televisivo. Me identifico horrores com ele. Mesmo que ele seja homem, rico, galinha e bon vivant. É que nos meus sonhos, eu queria ser exatamente assim: homem, rico, galinha e bon vivant.

Bom, mas minha confissão está relacionada a uma característica do outro personagem, do irmão neurótico e certinho do Charlie. Alan se veste como um legítimo Mauricinho, é um fracassado profissionalmente, é todo retraído, tímido, péssimo com mulheres e cheio de manias estranhas ligadas a arrumações e organização. E é aí, que me achei no episódio que vi hoje. Atenção! Não tenho nada do Alan, a não ser a mania de fazer listas.

Qualquer tipo de lista. Listas que não servem para absolutamente nada, mas continuo fazendo.

Lista de compras para o meu marido trazer e que, fatalmente, ele traz tudo diferente. Lista de coisas que tenho que fazer naquele dia, mas não cumpro nenhuma das minhas próprias tarefas. Listas de presentes de Natal, em que no fim compro coisas mais simples e fáceis de encontrar, devido a minha baixa resistência a pesquisa de lugares e preços. Lista de convidados, em que sempre esqueço uma penca de gente e não lembro o nome de outra penca. Listas manjadaças como aquela das coisas que quero realizar no ano novo e que, no fim do ano, comprovo minha total incapacidade para seguir meus próprios planos. Lista de tarefas para a Rose, minha amada empregada, fazer, mas que ela prefere realizar do jeito e no tempo dela. Lista do que falta resolver profissionalmente e que ficam lá esquecidas em cima da mesa, por serem coisas chatíssimas e burocráticas demais. Faço até listas do que gosto e não gosto nas pessoas para... para nada. Não tenho saco de mudar ninguém e, no fundo, não acho que isso seja bom negócio. Mesmo.

Mas o fato é que fazer as tais listas me acalma. Me faz bem. E eu sei que, no fundo, elas não servem para nada. Que são inúteis e que só estou gastando papel (muito papel. Acreditem, são muitas listas) e sendo totalmente politicamente incorreta ambientalmente. Mas me faz tão bem... Ajuda a lidar com as minhas neuroses. Em vez de tentar passar a lista verbalmente para pessoas e ter que explicar, discutir, implorar, cobrar (pqp! Cobrar. Não há nada que eu odeie mais do que cobrar e ser cobrada.). Enfim, em vez disso, escrevo. E aí, é como se inconscientemente eu estivesse livre. ‘- Fiz a minha parte, se não funcionar, não é minha culpa...’

E assim, passo a vida a colocar tudo no papel. O que não deixa de ser o que estou fazendo aqui. Criei um modo de fazer uma lista diária das minhas neuroses, pensamentos, paixões, tristezas, frustrações, alegrias... Trata-se de uma grande lista da minha vida. Que, muito provavelmente também, não vai adiantar muita coisa e nem mudar nada, nem ninguém, muito menos eu.

Beijo para quem lê. (Em especial, para a Bárbara, a Tai e para a Ana B). E ah! Parabéns para a Isadora, a fofa esperta que tem o quarto todo rosa e queria ser uma minhoca!

4 comentários:

Festa Grog disse...

obaaaaaaa...beijo especial!
uhuu..
=)

(carinha feliz)

Paula disse...

Ah, o aniversário da Isadora... Agora, confessa, vai...vc ficou com o arco divertido para vc e comprou um presentinho burocrático para a criança-minhoca...

Ana B. Galeão disse...

eu também adoro fazer listas!
principalmente lista do que vou levar na mala! e com detalhes! por exemplo:
- camisa da Farm com bolinhas azuis
- sandália prata da New Order
- etc.
ah! tambe´m gosto de fazer lista de convidados pro meu aniversario ou pro que quer que seja. lista dos nomes que gosto pra botar nos meus filhos.
enfim, adoro listas!
beijoca!

obs: adorei o beijo pra mim!!!

Adriana disse...

Uhu! post bombando de comentários! vou imprimir e enquadrar!
meio nerd isso de fazer comentário no seu próprio blog, mas amo vcs todas! amigas distintas de lugares distintos mas que moram juntinhas no meu coração.
chega, Adriana... tá escorregando...