sexta-feira, 16 de maio de 2008

‘Marido’, a Palavra.

- Tia, você tem marido!?

Em uma frase de quatro palavras, uma criança de 13 anos conseguiu fazer com que eu me sentisse velha e estranha. Velha porque ela me chamou de tia. Não foi a primeira vez que uma criança me chamou de tia, mas uma criança de 13! anos, foi. Afinal, eu não me sinto muito mais madura que ela... Bom, e o ‘estranha’ é que tenho uma relação difícil com a palavra ‘marido’. Desde que casei. Não consigo me acostumar. Nem eu, nem os outros. Esse é o ponto.

Todo mundo leva susto quando descobre que eu tenho um MARIDO. Uma frase minha tipo: ‘meu marido blá blá blá’. – M-A-R-I-D-O!, a pessoa repete de olho arregalado. Dizem que é porque eu tenho cara de criança (o que deveria impedir a 13 anos aí de me chamar de tia...). Mas a coisa é comigo mesmo. Acho que eu digo de uma forma tão desconfortável, que os outros acabam sentindo meu incômodo e ficando incomodados.

Vejam bem, não tem nada a ver com o fato deu não querer estar casada com ele. É só uma pinimba com a palavra marido.

Analisem comigo: o homem pode muito bem se referir a seu par como ‘minha mulher’. Não é muito mais simpático?! Sim, porque ninguém merece falar ‘minha esposa’. É o fim! Mais brega que ‘minha noiva’ ou ‘meu noivo’. Cruz credo... Mas nós mulheres não temos opção. Até tenho uma amiga que chamava o cara dela de ‘meu homem’, mas é um pouco esquisito e ela nem era casada com ele.

‘Meu marido’ parece instantaneamente que você pertence a alguém. ‘Minha mulher’, não. Pode ter um tom de carinho, tom despretensioso, tom orgulhoso... É muito mais cool. Sem pressão.

Já ‘meu marido’ te envelhece uns cinco anos, no mínimo. Dá para ver a decepção no olhar alheio. – Você tem marido? (e aquele pensamento: mas ela parece tão novinha...) Parece castigo, sabe? O fato deu falar que tenho marido faz com que eu, teoricamente, tenha que me tornar uma pessoa bem mais recatada e retraída na hora.

Vê se algum homem precisa tirar o sorriso do rosto depois que diz que tem uma mulher? Nada. A vida segue normalmente, sem sobressaltos. Agora, um marido... Um ‘marido’ impõe respeito. Um ‘marido’ pede que você se dê o respeito.

E em mim não encaixa. Não fico com essa cara aí de cinco anos mais velha. Continuo eu mesma, só que com marido e aí fica todo mundo sem saber o que fazer comigo. Ninguém sabe onde me colocar. Ela é séria? Afinal, ela tem marido... Mas é tão novinha... pensam todos quase com pena de mim.

Gente! “Sou feliz e tenho Marido!”, relaxem.

Nenhum comentário: