sábado, 13 de dezembro de 2008

Relacionamento Aberto

Tenho um amigo que é muito parecido comigo. Na maneira de pensar, digo. Passamos horas e horas a fio, a conversar sobre nossas teorias sobre relacionamentos. Ele, como eu, acha um pouco injusto que a gente namore ou se case e tenha que ficar só com aquela pessoa. Mas ele, também como eu, admite que na prática é impossível embarcar num relacionamento aberto. Ele, de novo como eu, queria que o mundo continuasse injusto, mas injusto assim: uma parte, ele e eu no caso, pode tudo. E a outra parte, não pode nada. Pra mim, seria a injustiça mais justa da face da Terra.

É isso. Mesmo com a cabeça mais moderna e tolerante do mundo, não acredito em relacionamento aberto. Talvez porque a minha cabeça não seja tão moderna e tolerante assim. Talvez a minha cabeça seja a mais ditadora das cabeças. Fica tudo muito bem, desde que seja do meu jeito. Mesmo que esse jeito venha disfarçado de liberdade, modernidade e tolerância. Pensando mais fundo ainda, uma ditadura livre, moderna e tolerante corre o sério risco de ser a pior das ditaduras. Ou seja, estou quase convencida de que a minha idéia de liberdade é a mais egoísta de todas. Já que prego a minha liberdade. Assim, com pronome possessivo.

Não conseguiria nunca, nunquinha, viver ao lado de alguém como eu. Ao lado desse meu amigo, por exemplo. O que é bem estranho já que se conclui que, então, eu não me admiro. Sim e não. Adoro ser como eu sou e isso faz sim eu me admirar. Mas assumo que tenho uma porrada de defeitos. Defeitos que ficam ali do lado das qualidades. E essa parte eu, talvez, não admire mesmo. Mas deixo quieto porque estou bem vivendo como vivo. Já pensei em tentar mudar. Mas não levei adiante.

Mas voltando ao relacionamento aberto que era o assunto sobre o qual eu ia falar e acabei misturando um monte de coisa, acho que o maior problema do relacionamento aberto não é o outro fazer alguma coisa. É você ficar sabendo disso. Porque no momento em que você sabe, sei lá porque cargas d’água, algo dentro de você diz que é preciso fazer alguma coisa, tomar uma atitude. O tal ‘eu interior’, ego, super ego, sei lá.

Esse troço é complicado, mas tem uma força tremenda. E por mais que você queira não dar bola e seguir vivendo, ele não deixa. É por isso que eu não acredito em relacionamento aberto. Não porque eu ache que alguém vá gostar menos de mim porque beijou alguém ali ou comeu alguém acolá, mas porque eu vou gostar menos de mim se souber disso.

E a explicação não é nada simples. Entram neuras femininas de se comparar com a outra mulher, entra o espelho que começa a mostrar coisas que não mostravam antes, entra a curiosidade mortal feminina que fica perguntando o que não devia perguntar. Enfim, a culpa é nossa. É, das mulheres. Nós é que não bancamos um relacionamento aberto. Por pura insegurança e competição com espécies do mesmo sexo. Não tem nada a ver com eles. Eles só participam do jogo ali no ato, mas a discussão dos pontos, o julgamento, tudo quem faz é a gente.

Veja bem, não acho que um homem iria suportar super bem um relacionamento aberto. Mas acho que se nós soubéssemos lidar com a coisa, seria mais fácil convencê-los e deixá-los seguros do que ao contrário, entende? Porque se a gente quisesse mesmo, era só contar uma mentirinha aqui, deixar ele contar vantagem ali, dar uma babada de ovo, se mostrar frágil, indefesa, carente, falar e falar o quanto eles são importantes. Enfim, deixar que pareça que eles estão aproveitando mais e por isso, ok, se a gente aproveita um pouquinho. Não que isso seja verdade. Mas nenhuma mulher chegou a esse estágio sublime de esperteza e inteligência.

4 comentários:

Suellen Analia disse...

Eu tenho certeza que ñ conseguiria viver um relacionamento aberto.
Acho que eu ñ me olharia mais com os mesmos olhos, entende?
Acho que, de algum ponto, iria estar contribuindo para a minha desvalorização.


Ih, que papo mais complexo.
Beijos, Dri.

;)

Amanda Hora disse...

Um relacionamento aberto seria difícil demais, eu ñ aguentaria...
Dividir alguém que vc gosta com outras realmente está além de mim rs

Bj!

isabella saes disse...

Mas eles tb não sabem... Não somos só nós. Falam muito, mas na hora H a porca torce o rabo...

Brava'S Idéias disse...

Possessão. Este sentimento resumo o porquê de não conseguirmos aceitar um relacionamento assim. E mesmo que aceitemos,láaaaaa no fundo, não aceitamos.
O que é meu, ninguém tasca!