quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Manja?

Há uma semana venho escrevendo ‘manja’ de vez em quando, naturalmente, em e-mails, aqui ou até falando em conversas despretensiosas. Já usei outras vezes. Mas, sei lá porque cargas d’água (outra construção estranha), tenho usado mais ultimamente. Meu ponto: por que será? De onde vem o manja? Isso não é da minha época! Não conheço ninguém da minha idade ou que regule com ela que solte um manja aleatoriamente. Só eu!

Meu pai fala manja. É a primeira pessoa que me vem a imagem e o som na cabeça no ato de falar manja. E a única. Não me ocorre mais ninguém no momento. Será que uso manja porque ele usa? Mas isso não faz muito sentido. Porque ele sempre usou manja e eu não usava. Do nada, começo a aderir? Assim, sem motivo aparente? E convivo muito menos com ele hoje um dia. Ou seja, antes eu até tinha motivo para falar manja, mas agora???

Outra idéia: será que eu estou ficando velha e entrando na categoria de quem fala manja? Assim, manja não seria uma palavra usada por gente das antigas por ser um termo costumeiro na época deles e sim uma palavra usada por toda e qualquer pessoa que ultrapasse certas etapas na vida. Tipo, até um certo ponto, você fala ‘sacou’, ‘entendeu’, ‘get it’ e etc e depois, lança mão do ‘manja’.

Oh, my god! Estou ficando velha! E essa foi uma pequena crise devido à proximidade dos meus 28 anos.

Só para fechar: estou eu correndo com meu radinho, quando escuto algo sobre um show do MC Bota o Tambor pra Tocar. Isso é nome de MC, o resto é esculacho. (ainda se usa esculacho? alguém usa esculacho? Ai, meu Deus...)

3 comentários:

Suellen Analia disse...

O que vc anda fumando? hahaha
O que leva uma pessoa a escrever um texto sobre o termo "manja"? hahaha
Só vc mesmo!(até parece que te conheço há anos, mas enfim...)

Às vezes eu falo "saca", agora "manja"´é muito difícil eu soltar.
qnt ao "esculacho", acho que ainda é usado...
se vc quiser usar, sinta-se em casa! hahaha
beeijos!

Amanda Hora disse...

É, "manja" realmente eu ñ escuto faz um tempo, agora "esculacho" ainda se usa. Não sei se é viagem minha, mas "esculacho" me lembra meio gíria de funkeiro, sei lá, sendo usado como "esculachou"...
Tah, que papo estranho auhauah

Bjoss!

isabella saes disse...

É uma brasa, mora?!