sábado, 6 de dezembro de 2008

Não Existiria Som, se não Houvesse o Silêncio

Isso é uma frase de uma música do Lulu Santos, só no caso de alguém achar que eu tenho tato para a poesia. Não tenho. Gostaria de ter. Adoro. Não todas. Muitas eu não entendo patavinas e a minha paciência passa longe de se dedicar horas a fio a interpretações. Mas não é de poesia que vou falar. É de música. Outra coisa que também adoro, mas escuto menos do que eu gostaria.

Já analisei isso outras vezes, mas agora de manhã (para mim, sábado meio-dia é de manhã), lendo blogs alheios - http://wwwinternacao.blogspot.com/2008/12/musicoterapia.html - voltei a pensar rapidamente em por que diabos eu gosto tanto de música, mas vivo esquecendo de ouvir?! Já contei aqui de quantos anos levei para enfim colocar um som no banheiro. Algo que eu via sempre na casa de meus coleguinhas, pensava em ter, mas sempre esquecia depois... Viu, a coisa vem desde a minha pré-adolescência.

Atualmente, o único lugar em que para mim é obrigatório e automático ouvir música é no meu carro. Até passo bastante tempo nele, mas ainda assim, acho que perco outros momentos prazerosos, em que eu poderia trabalhar, cagar, ler... ouvindo música. Minha total desinformação sobre quem canta o quê, se explica muito por aí. Tirando os mestres da MPB, eu dificilmente sei falar nome de banda ou de música. Fui uma adolescente tapada. Sabe aquela época em que adolescente super se liga no mundinho da música, curte ir a vários shows por aí e até muda um pouco o jeito de se vestir influenciado por sua banda preferida? Então, não tive essa fase, para a alegria dos meus pais e desprezo dos meus amigos. Na época, não perdi muito tempo pensando no porquê da minha falta de eficiência musical, mas mais velha, voltei a isso algumas vezes.

Essa aqui é mais uma dessas voltas. Por quê? Por que eu gosto tanto de música e ouço tão pouco?

Bom, pensando aqui um pouquinho, me veio uma pista. Acho que é porque eu também sou fã do silêncio. Escrever, por exemplo, exatamente como estou agora, sem ninguém em casa, só eu e a tela do computador e um leve som ao fundo de cachorros latindo e do vento, também me causa prazer. Um prazer enorme.

Gosto de ficar sozinha. Gosto de me concentrar. Gosto de estar em paz. Talvez o ‘silêncio’ que eu mais goste seja o de uma praia longínqua ou o de uma cachoeira no meio do mato, sem muita gente. Se possível, sem ninguém. Muitos também gostariam de estar nesses mesmos lugares só que com um i-pod no ouvido, ajudando no clima. Eu não. Tem hora de música e tem hora de silêncio. E isso não quer dizer que eu goste mais de um ou de outro. Só gosto de apreciar um de cada vez. Bom fim de semana.

6 comentários:

Suellen Analia disse...

Bom, confesso que tb ñ fui uma adolescente que vestia as roupas das minhas bandas prediletas! haha
até pq, sempre fui meio "velha" pra música.
nunca gostei dessas músicas que estão na moda, sabe?
aquela que toca no rádio 3.458 vezes por dia. que saco!
meu estilo musical é muito, mas muito diferente de pessoas com a mesma idade que eu(19).
imagina eu com roupinhas semelhantes ao do grupo Chicago? ñ rola, né? hahhaha

acho que tb sou um poquinho parecida com vc, no sentido de saber separar as coisas.
ñ são todos os lugares/momentos que precisam, necessariamente, de uma música.
ñ preciso dela e nem de nada pra fazer fazer pensar, ir mais a fundo, sabe?

aí, eu já acho que é forçação de barra.

beijos, Dri.
ótimo final de semana.

Amanda Hora disse...

Eu adoro ficar quieta no meu canto de vez em quando no puro silêncio. Mas normalmente eu gosto de uma musiquinha pra me deixar com ânimo, senão fico um pouco irritada naquele silêncio profundo sabe?

Bjos!

isabella saes disse...

Dri, vc não sabe como me identifiquei com esse seu texto. Acontece a mesmíssima coisa comigo. Gosto e não ouço tanto. Mas, confesso: algumas vezes eu desligo a música para ficar acompanhada mesmo é do silêncio. E se tivesse que escolher um, ficaria com ele, sem dúvida. Beijos e que passemos a ouvir mais músicas!!! Ai, estou dividida...

Adriana disse...

eu também! eu também! estou dividida.

smac!

Thalita disse...

Dri,
não sei se você já conhece mas se não vale a pena ouvir essa música:

O Silêncio, de Arnaldo Antunes
Composição: Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes

antes de existir computador existia tevê
antes de existir tevê existia luz elétrica
antes de existir luz elétrica existia bicicleta
antes de existir bicicleta existia enciclopédia
antes de existir enciclopédia existia alfabeto
antes de existir alfabeto existia a voz
antes de existir a voz existia o silêncio
o silêncio
foi a primeira coisa que existiu
um silêncio que ninguém ouviu
astro pelo céu em movimento
e o som do gelo derretendo
o barulho do cabelo em crescimento
e a música do vento
e a matéria em decomposição
a barriga digerindo o pão
explosão de semente sob o chão
diamante nascendo do carvão
homem pedra planta bicho flor
luz elétrica tevê computador
batedeira, liquidificador
vamos ouvir esse silêncio meu amor
amplificado no amplificador
do estetoscópio do doutor
no lado esquerdo do peito, esse tambor

Adriana disse...

amei a música. acho q não conhecia. junção perfeita de música, silêncio e poesia. das que dão para entender! boa, Thalit's!!

amei.