quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Estivador

Então, tenho um lado bem burrinho que eu escondo ao máximo, mas às vezes dá vontade de compartilhar porque tem até um certo charme engraçadinho. Veja bem, estou longe de ser uma porta. Pelo contrário, me considero até inteligente, esperta. Mas... Mas tem coisas que realmente passam muito longe do meu interesse e que eu só venho a descobrir de fato o que são ou para que servem se algo acontece para isso.

Estivador. Estivador era uma palavra, uma profissão, que eu já ouvi algumas vezes, já li no jornal, ou sei lá onde, outras tantas e já posso até ter falado em algum momento da vida. Mas, assim, saber, saber mesmo o que é e o que faz exatamente um estivador, eu descobri hoje.

E o mais engraçado - para minha cabeça louca só - é que passei a tarde ouvindo e falando sobre estivadores sem ter uma idéia concreta do que eles eram e só fui tirar a dúvida, já tarde da noite, claro, no Google, o grande guru da vida moderna. Lá vai:

O estivador é um profissional de extrema importância na economia do país. É a ele que cabe a tarefa de carregar e descarregar navios, arrumar mercadorias, regular e manter a marcha e o equilíbrio das embarcações. O estivador recebe no porão a carga transportada do cais pelo guindaste, arruma as mercadorias e facilita a sua distribuição. Além da força física, a profissão exige do trabalhador a organização racional das mercadorias no navio para aproveitar os espaços, não danificar os produtos durante o transporte e distribuir o peso para não afetar a estabilidade do navio. A profissão de estivador confere muitos riscos à vida. Eles trabalham com carga pesada e, quando o porto não é modernizado, os riscos aumentam.

Bom, não sei se prestei algum serviço a alguém, mas achei interessante colocar aqui. Não acho que sou a única que não sabia as reais funções de um estivador. Não sei porque, eu imaginava um estivador com um maçarico ou um extintor de incêndio na mão. Vai entender...

É isso. Estou longe de casa, cansada e meio sem assunto. Contentem-se com o estivador. Até.

6 comentários:

Suellen Analia disse...

Confesso que tb têm umas coisas que passam longe, mas bem longe da minha cabeça! rs

Antes de ler o significado, achei que fosse algum material que servia pra ajudar alguém a fazer alguma coisa.

Imaginei, tb, que fosse alguém que ESTIVESSE sempre com DOR.
Como se fosse uma palavra composta por aglutinação: estiver+dor= estivador.

nossa, que criativa! hahahhahahaa

beijos, Dri.

Amanda Hora disse...

hauahuahuauahu É, definitivamente você ñ é a única que ñ sabia o significado de estivador... olha, eu pensava que fosse algo tipo uma enxada, mas eu costumo ter uma tendência a inventar significados mais que criativos para as coisas que ñ sei para que serve.

Bjoss!

Adriana disse...

brigada companheiras!

isabella saes disse...

Hahahaha!!! Obrigada, Dri, vc acabou de dar um novo significado à minha vida. Beijos.

geclique disse...

Você soube muito bem explicar o seu entendimento sobre a palavra "Estivador", não só concordo mais admiro a visão que tem sobre essa profissão. Pena que a sociedade fica isenta do conhecimento não só da profissão do estivador, mais como a do arrumador, do consertador, do conferente, do portuário, enfim das profissões que estão envolvidas para com o crescimento do país nos intercâmbios da navegação.
Parabéns Adriana.

Estivador25 disse...

Se quiser saber mais sobre Estivador consulte este blogue: