sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cansaço

Decepção é uma das minhas palavras e sentimentos mais temidos. Não sei lidar com ela. Nunca soube. Em qualquer área e de qualquer tipo. Ser decepcionada ou decepcionar alguém é uma das piores coisas da vida.

E venho chegando à conclusão de que o cansaço é o melhor amigo da decepção. É como uma espécie de diabinho que aparece ali na cabeça e fica dando idéias nada bacanas ao pé do ouvido.

Quando se está cansado nada mais é como deveria ser. Você não é mais você e o que você faz passa a não corresponder com as atitudes que seriam as suas. Começa pela perda de critério. Quando se está no limite da falta de energia, qualquer coisa está bom. O senso crítico vai pra casa do caralho.

Da cama que não dá mais tempo de fazer antes de sair a noites e noites mal dormidas, todos esses pequenos detalhes vão se juntando e te transformando numa pessoa pior, numa pessoa diferente. Não só o seu padrão de qualidade, mas a sua própria qualidade em si enquanto pessoa – justamente o que faz os outros te admirarem - caem. E nem é algo que não se vê acontecendo. Até vemos, mas não há tempo nem para tentar reverter. Você vai indo com a maré e é jogado longe.

O cansaço tem me impedido de escrever coisas legais aqui, tem me impedido de ter tempo ou inteligência para pescar as coisas inusitadas ou que dêem uma boa história. Acordo, lutando com o despertador, saio correndo, não como, corro o dia todo e no fim, nem durmo porque nem isso a cabeça cheia de coisa deixa. O que só piora o cansaço, que acumula, acumula e acumula.

Por isso, a decepção. Estou decepcionada comigo por não conseguir mais pensar na velocidade e na qualidade de antes. A sensação é que tudo o que eu estou fazendo está mais ou menos. Saca pintura de parede mal feita? Ou aquela borracha que quando apaga deixa o papel meio manchado; o esmalte que descasca e a gente dá aquela retocadinha tosca; matéria de jornal entregue em cima da hora; roupa de viagem já meio suja mas só tem aquela mesmo; caneta acabando a tinta mas que a gente faz uma força incrível até sair alguma coisa, ainda que meio falhado... enfim, posso ficar até amanhã nas alusões, mas acho que deu para entender, né? Perdão.

4 comentários:

Suellen Analia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suellen Analia disse...

Oi, Adriana. Sou nova por aqui...Andei lendo seus textos e gostei!

O cansaço não deixa a gente fazer nada direito, mesmo. Quando começamos a fazer, deixamos inacaba tal coisa, ou então, a gente acha que está cansada demais para fazê-la.

O problema todo será quando nos sentirmos cansadas de viver...
Aí, sim. Viver sem prazer, não faz o menor sentido.

Um abraço.

Adriana disse...

que bom!
adoro gente nova por aqui.
de viver ainda não cansei não. força na peruca! pra mim, principalmente. e brigada pelo incentivo.

Suellen Analia disse...

De nada!
Ah, tava vendo os seus textos anteriores e, em um deles, vc falava sobre o orkut...rs
Fiquei curiosa e resolvi te procurar por lá... ñ é que te achei? rs
Mas, ñ te adicionei!!! rsrs

beijos1