sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Título

Quero falar sobre títulos. Sabe daquelas coisas que acontecem sem a gente perceber a relação imediata, mas depois, pensando um pouquinho, percebemos que não foi assim tão coincidência? Então, dois episódios envolvendo títulos me aconteceram há um certo tempo: o primeiro, não contado aqui, foi a respeito do título de uma crônica minha que a maioria das pessoas acharam incrível, mas o título... E o outro foi o tal filme que fui ver devido ao título simpático "Rindo à Toa".

Bom, tenho questões com títulos. Acho dificílimo dá-los. Mas adoro quando leio um que me faz pensar: putz, bom título!

Sou ótima com diálogos, mas não tão boa com títulos... De vez em quando, acerto na mosca! Mas, na maioria, passo meio longe. Existem oficinas de texto de humor, de roteiro, de diálogo, de uma porrada de coisas, mas nunca ouvi falar de uma oficina de títulos. Talvez ninguém dê bola para algo tão pequeno. Pôrra, mas achar essas palavrinhas mágicas é difícil pra cacete!

Dá para se escrever melhor, lendo muito e treinando. Dá para corrigir falhas gramaticais, estudando português. Dá para aumentar sua bagagem, viajando, conhecendo o mundo e ficando de olho no universo a sua volta. Dá até pra escrever do que não se entende muito bem, usando a mais bem-sucedida ferramenta inventada pela humanidade: o Google. Mas como se fica craque em títulos?!

Talento. Está aí uma das coisas mais cruéis que conheço. Ou se tem ou não tem. Simples assim. Sem espaço para explicações. E quem tem, geralmente, não consegue ensinar. Ou porque não quer, ou porque não dá mesmo. Nem a pessoa sabe direito o porquê de para ela aquilo ser tão fácil. Pra quem não tem, sobra aquele sentimento de infância de querer muito algo do amiguinho e não se conformar por não poder ter. Na minha época de criança, queria os brinquedos carésimos e viajar pra Disney todo ano. Agora, queria apenas os títulos fodas alheios.

Um comentário:

Amanda Hora disse...

haha Difícil é fazer um slogan. Mas tem haver com esse post, pq quer função mais ingrata do que fazer um título persuasivo e impactante? De qualquer forma, deve ser o que se espera em todos os títulos, né?
Bjss