sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A palavra é...

Quem aí, na faixa dos 30, não teve parte da infância passada em frente à TV ao lado da avó que via "Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá!"? Hoje o cara pode ter ganho uma aura meio cult e ser sucesso no Youtube, mas o grande comunicador já foi coisa séria. Tem uma história de respeito e uma conta bancária que, sejamos justos, cresceu às custas de trabalho. Conheço a vida do Seu Sílvio porque li sua biografia. Aliás, esse é um dos meus gêneros literários preferidos. Adoro. Sempre achei que era mais fácil aprender sobre o mundo, o Brasil, etc, por meio do pano de fundo de biografias do que pelos livros convencionais de História ou Geografia. Não posso dizer que tenha funcionado muito bem, porque tenho grandes lacunas como toda a parte do Caderno de Mapas e seus rios e montanhas. Mas, por outro lado, já li coisas interessantíssimas que aposto que nenhum vestibulando casca-grossa aprendeu estudando.

Enfim, após esse breve e autêntico nariz de cera, o intuito deste texto é fazer uma brincadeira. Parecida com a que SS fazia em seu auditório no famoso "Qual é a Música?". Só que, se não me engano, ele começava com "A palavra é..." e dizia uma palavra qualquer com a qual os participantes tinham que ficar chutando músicas em que ela, a palavra, estivesse incluída. Só uma música com aquela palavra era a resposta... EXATA! (sei que esse caco aí é o do Celso Portiolli...) Bom, mas aqui, o passatempo é um pouquinho diferente. A seguir, sairei derramando pensamentos, a princípio desconexos, e no fim revelarei a palavra, uma palavra, que foi minha fonte de inspiração para eles. A parte que estou chamando de brincadeira é a que vocês que estão lendo tentam adivinhá-la. Não sei se soou divertido, mas vamos lá:

O mundo ou Deus, pra quem acredita no Grande Criador, é injusto pra caralho! A começar pela Bíblia. Tem cada passagem ali que vou te contar... O que ele fez com Abraão não se faz com um filho... Dizem que Deus não tem sexo, mas pra mim ele é homem mesmo. Uma mulher não teria essa coragem, ou esse sadismo. Mas, pulando uns anos, é dessa vida aqui mesmo que falo. A imagem da balança, utilizada pelo signo de Libra, decididamente não pode representar a rotina nossa de cada dia.

Cada vez mais dizemos que o tempo passa, o tempo voa e a poupança não anda nada numa boa. Deus! Quem consegue hoje comer direito, cuidar da casa, da família, ser ótima profissional, estar antenada com as notícias do mundo e ainda aparecer linda e com as unhas feitas?

Com quem se pode contar atualmente? Sério. Confiança e lealdade é artigo raro hoje. Agarre-se a quem lhe sobra porque estamos cada vez mais na Era do Cada um por si e nem Deus por todos está mais valendo...

Paciência. Deus, dai-me paciência. Passei a vida repetindo esse mantra. E escutando outro: 'vai chegar a sua vez'. E não é que chegou?! Sem nem ter visto a cara de Antonio Pedro ainda, já sinto na pele e compreendo bem mais tudo o que foi feito por mim.

A palavra é... Mãe! Deus em todas as sentenças foi só pra despistar...

Nenhum comentário: