quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dúvidas Comuns sobre um Elefante

Sensacional! Estava eu no Google pesquisando sobre economia (tá, eu sei que essa história já está ficando chata, mas é só para introduzir, juro) quando dou de cara com o seguinte título: “Dúvidas Comuns sobre um Elefante”.

Me chamou a atenção. Achei engraçado e tal, mas ainda assim imaginei que tinha algo a ver com o universo econômico. Alguém fazendo graça com o fato de economia ser encarada como um elefante, no sentido de grande complicação e tal...

Não! Eram dúvidas comuns sobre um elefante mesmo! Vou colocar aqui as dúvidas. Mas, pera lá, quem é que tem dúvidas sobre elefantes? E dúvidas comuns? Comuns? Tem gente pra tudo...

Elefante é o termo genérico e popular. O nome correto e científico para os membros desse grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte é Elephantidae.

Há quem ache que há muitas espécies. Na verdade só existem três tipos distintos de elefantes: dois africanos e um asiático.

Elefantes e mamutes são animais diferentes. E os mamutes já estão extintos. (A melhor dúvida! E não estão extintos nada. Tem um montão em “A Era do Gelo 2” que eu vi!)

Sim, os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. Atenção porque a espécie africana é a maior. (O que foi esse ‘atenção’?! Tipo, se der de cara com um africano, corre. Se for um asiático, pode ficar tranqüilo...)

Se quiser reconhecer um elefante genuíno, é só checar se as presas são de marfim. (Oh! Existem elefantes falsos no mercado!)

Todos os elefantes são herbívoros, mas isso não significa que ele não ataque seres humanos em ambiente selvagem. (obrigada. Se você não avisasse, eu ia tentar bater um papo com um.)

Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia.

As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos até atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg.


Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período de cópula. (Qualquer semelhança com a espécie humana, não é mera coincidência...)

E, por fim, os elefantes machos têm muito orgulho de sua tromba. (Viu?! Falei!)

4 comentários:

Coisa Fina disse...

A última Era Glacial foi há uns 200 mil anos!! Naquela época ainda existiam mamutes. Hoje só elefantes!

Coisa Fina disse...

Nossa, os machos estão em falta até para as elefantas! Se elas andam em bando de 10/15 e os machos sozinhos, quando aparece um a porrada deve comer solta. Hahahaha!

Unknown disse...

Imagina o desespero!
Se o convívio faz com que as fêmeas entrem no cio juntas, imagina 10/15 elefantas ensandecidas avistando um macho.
E o pior! Vai que a elefanta, depois de todo o trabalho p/ desbancar suas concorrentes, descobre que o elefante macho em questão é falso.

Quase um Mulher Solteira Procura da vida animal overheight.

Então disse...

hahahha adorei, que delicia a maneira como vc escreve. Parabéns