sábado, 25 de julho de 2009

Já Pensou?

(texto de exercício para a oficina que estou fazendo. Vai destoar um pouco do meu tom aqui.)

Distância: mais ou menos 500 m.

'Parece a Isabella... Não, não. A Bel está com o cabelo vermelho. Se bem que ela vive mudando a cor do cabelo. Aliás, nunca vi ninguém mudar tanto de cabelo. Achei que essas coisas acontecessem só naqueles programas de TV, de transformação'.

Distância: 400 m.

'Ih, olha lá, será? Acho que é, hein. Não, não é não. Essa saia cafona não combina com ela. Ou será que uma pessoa que muda tanto de cabelo também muda de senso estético? Faz sentido....'

Distância: 300 m.

'Mas que merda! Tô chegando mais perto e parece que ficando mais cega! Esse diabo desses óculos escuros dela estão me atrapalhando. Não consigo saber se ela também está sofrendo para saber se me conhece ou não. Tá injusto esse negócio. Pera aí, cadê os meus óculos?'

Distância: 200 m. De óculos.

'Caceta. Dificultei pra ela e pra mim. Perdi as nuances. O jeito de andar! Vou me concentrar no jeito de andar. A Bel anda assim? Não me lembro. A gente não se vê há tanto tempo... Por que, né? Por que essa vida acelerada de hoje nos faz nos afastar de nossos amigos... Nem éramos tão amigas, mas... Ih, tô saindo do foco. A hora é agora. Atravesso ou cruzo? Ai meu Deus, é a Bel ou não é? E se for, quero ou não falar com ela? O que falo com ela, Jesus? Droga. Devia ter usado esse tempo pra criar um assunto'.

Distância: 100 m.

'Vai, decide. Anda. Não dá mais tempo. Tá passando carro? Não, não tá. O caminho tá livre para atrevessar. Última chance, Bel. Se você for você mesma, faça um movimento. Um aceno, uma sobrancelha, esboça aí um sorriso, mostre que você é você. Se não, vou atravessar sem culpa, hein. Quem não quis falar comigo vai ser você. A culpa será inteiramente sua. Eu nem gosto desses encontros, mas tô aqui, super disposta a te cumprimentar. E aí, o que vai ser?'

Distância: 50 m.

'Vou contar até 3. Um... Dois... Ôpa, isso foi um sorriso? Se foi, a Bel tá mudada mesmo. Cafona e meio borocochô. A risada dela era bem mais convidativa. Será que ela ficou chata? Que pena... Ela era tão engraçada... Ih, tirou o óculos! Ela vai falar. Deixa que ela começa'.

- Oi, tudo bem?
- Oi!
- Oi... Será que...
- Claro.
- É?
- Também estava na dúvida.
- Mas...
- Continua aqui na mesma rua?
- Então, a rua. Você...
- Eu não. Me mudei. Voltei pra Urca. Casei. Ih... aconteceu tanta coisa. (um assunto, por favor, um assunto...)
- Não. Eu...
- Menina, tô grávida!
- Ah... Parabéns. Olha...
- Quase 6 meses, já! É menino. Antônio Pedro. Ontem, a gente inventou um apelido para ele. Vai ser...
- Oi, olha só, eu acho que você está me confundindo com alguém.
- Bel?
- Não.
- Você não é a Bel?
- Não.
(...)
- Ufa! Ai, que alívio. Estava achando que esse cabelo não tinha nada a ver com você. Essa saia está péssima e seu sorriso tava muito estranho. A Bel é uma pessoa pra cima, sabe? Engraçada, bonita. É meio maluquinha. Cada hora tá com uma cara diferente. Por isso até que eu demorei pra saber se você era ela ou não. Aí, como você reagiu, não tive escolha e tive que me conformar. Mas agora que você falou... Que bom. Confesso que eu estava morrendo de pena de você. Da Bel. Comecei a falar que nem uma desenbestada para não dar chance de ouvir as desgraceiras. Achei que toda hora que você ia abrir a boca ia sair uma tia que morreu, um marido que te traiu, um chefe que te mandou embora... Não tenho saco pra história triste. E já tava me arrependendo amargamente de ter parado para falar com você. Tava pensando: 'Bem que esse óculos escuros num dia nublado tava dando pista...'. Mas no fundo, acho que eu sabia, sabe? Não podia ser a Bel. Eu devia ter desconfiado pela saia. Essa saia realmente... Mas por que raios você sorriu pra mim, afinal?
- Ia perguntar onde ficava a rua Maria Eugênia.
- Hum... É a segunda ali à direita, um pouquinho só mais pra frente.
- Obrigada...
- De nada. Você deu sorte deu parar. Por pouco não atravesso a rua e não íamos ter nos falado. Já pensou?
- Já.

8 comentários:

Amanda Hora disse...

haha Adorei!

Adriana disse...

que bom!
tô tentando escrever em outros estilos.
beijocas e brigadíssima por deixar algo registrado.

Ana B. Galeão disse...

isso foi real, Dri?

Adriana disse...

não. desta vez, não. em prol de uma oficina aí q estou fazendo, estou tentando exercitar a ficção. mas é a minha cara, não é não!?
beijos!

Amanda Hora disse...

Dri, nessa madrugada insone (perfeita para visitar blogs) visitei o seu agora e me passou pela cabeça te fazer uma pergunta, sei lá, talvez vc tenha uma resposta: vc sabe de algum curso legal de roteiro? Em meio a tantos assuntos que me interessam, esse é um desses...
Bjoss

Adriana disse...

oh, Amanda, por incrível q pareça eu não fiz muitos... exatamente por sempre ficar na dúvida se eram bons ou não. sempre tive a impressão de que seria um dinheiro meio mal aproveitado... mas já ouvi boas referências de cursos curtos na Fundição Progresso. vc é aqui do Rio, não é? não são muito caros e as pessoas costumam ser renomadas e conhecidas no mercado. se não ajudar muito a escrever, ajuda, pelo menos, a fazer alguns contatos... mas, sinceramente, eu sugiro ler, ler e ler. ler muito. hj em dia tem muita coisa boa na internet. roteiros inteirinhos de longas, teatro, curtas, a disposição na internet. tem um site, q esqueci o endereço e não tenho aqui, mas é de algo como sindicato dos roteiristas ou associação dos roteiristas, algo assim, vê se acha no google. lá, tem muita dica bacana. se eu achar, te passo tb.
beijocas!

isabella saes disse...

adorei e curti muito a homenagem!! (esse só com dois pontos de exclamação...) hehe! bj.

Amanda Hora disse...

Muito obrigada! ^^ Vou pesquisar sim, me ajudou bastante
Bjoss

Ahh, sim, sou do Rio mesmo rs