sexta-feira, 13 de março de 2009

Vou pra Onde?

Hoje coincidentemente eu tomei uma overdose de paisagens sensacionais. O ruim da história é que foram na tela do cinema e da TV, mas o bom é que me fizeram abrir ainda mais meus horizontes quando penso em viajar.

Quando eu era mais nova, eu viajava mais. Mas ligava menos. Olha que doido!? Mas é. Eu viajava pra ficar perto da galera, pra fazer o que não deve perto dos pais, pra brincar de liberdade. Mais velha, eu me importo bem mais em pra onde eu vou, onde eu estou, o que eu estou vendo. Assim como a injustiça de que quando vc é novo não tem grana pra gastar e quando é velho não tem pique pra curtir, quando eu era nova não tinha cabeça pra aproveitar o lugar e -velha não - mas mais madura digamos assim, não tenho tempo pra ir pra todos os lugares que eu gostaria. Nem dinheiro, isso ainda tá valendo no ditado aí acima.

De manhã, vi "Surf Adventures 2 - A Busca Continua". Não sou surfista e não entendo muito de surf. O máximo que eu fiz foi pegar uns parafinados na minha adolescência. Mas ainda assim curti o filme como se eu fosse rata de praia e de ondas desde criancinha. E o filme é mais do que visuais espetaculares. Ele também tem um clima gostoso de viagem, de conhecer personagens locais, de se divertir com o inesperado, com o inusitado, de conversar com gente nova e diferente, de ficar salgado o dia todo, levando vento na cara. Se dentro de uma sala de cinema às 10h da manhã, eu senti isso tudo, imagina lá. Gostei muito. Mesmo. Ele mistura um apuro técnico impecável na qualidade das imagens, ângulos, sequências... com um 'ar' descompromissado com conteúdo, roteiro e diálogos. É tudo meio de improviso. O que está ali é o que saiu, o que aconteceu, o que rolou. Tá, é um documentário. Mas o que eu quero dizer é que o clima do filme não é dirigido. É totalmente livre.

Liberdade é uma das sensações mais 'sensacionais' que existem. E, pelo menos pra mim, viajar é a forma mais simples e fácil de se sentir livre. Ainda que temporariamente. E daí? Não tem nada de falso nisso. É genuíno, é desejado, é aprovoitado ao máximo. Eu amo viajar. E dá para se sentir livre viajando sozinho, em conjunto, em grupo. Cada livre é um livre. Pode ser livre da rotina, livre do trabalho, livre da família (na adolescência só dava esse livre), livre da cidade, livre dos filhos, livre de todo mundo. Não importa. Qualquer liberdade vale à pena, se a viagem não for pequena. E, por favor, esse pequena de forma alguma tem a ver com período de tempo ou distância física e sim com como a nossa inteligência aproveita uma viagem.

Agora à noite estava assistindo ao "Vai pra Onde?", com o Bruno DeLuca. O local visitado foi Jefrey's Bay, na África do Sul. Mais surf na veia. Mais ondas e praias para os olhos. Babei pelo albergue de frente pro mar com direito a bar exclusivo.

Se eu não fosse tão preguiçosa, começava a aprender a surfar agora, só para ter um pretexto para viajar para lugares alucinantes. É isso. Fiquei com uma vontade incrível de fazer as malas e viajar com quem quiser cair na onda comigo. Viajar é preciso.

5 comentários:

Suellen Analia disse...

oi, Dri.
qnd eu era menor, me arriscava a pegar algumas ondas! pegava mais jacaré, pra falar a verdade! hahah
tive uma prancha, mas a deixei numa pousada, há uns 5 anos atrás.

e sobre o fato de se sentir livre, é maravilhoso mesmo. Sentir-se livre é bom. E livre em todos os sentidos, mesmo. Como vc disse.
e viajar é preciso, sempre.

beijos!
ps: mesmo vc estando em falta no meu blog, eu venho aqui no seu! olha a cumplicidade! hahaha

Amanda Hora disse...

Eu teria que ser milionária, ñ, bilionária para poder conhecer todos os lugares lindos que tenho vontade. Mas acho que td mundo que ama viagem deve pensar assim né...
Quanto ao surf, só curto mesmo as paisagens lindas das praias e ficar na areia admirando o mar e os surfistas... vontade de surfar mesmo, zero! rs
Bjss!

isabella saes disse...

Opa! Eu vou com vc! Beijos.

Coisa Fina disse...

Tem tempo pra ir no cine de manhã, mas não tem tempo de me ver nunca, né? Larga essa tv aí e vamos marcar alguma coisa!
Beijos

Adriana disse...

Dequinha, juro q foi a trabalho...

e pessoal aí do bonde da viagem, van bora!